O Regente como intérprete: aspectos relevantes da relação regente-obra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173758

Palavras-chave:

Regência Orquestral, Regência Coral, Performance Musical, Ciências da Performance

Resumo

Considerando a subjetividade do caráter de integração interpessoal inerente à atividade do regente, bem como sua relação indireta com a efetiva produção sonora, o estudo de sua atuação constitui um dos maiores desafios da área das ciências da performance. Uma vez que as investigações sobre sua natureza tendem a concentrar-se na técnica gestual, este estudo vem propor um enfoque específico nas questões inerentes à relação regente-obra, a partir das quais se revela, de forma mais evidente, a dimensão performativa do regente como intérprete.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Camargo, Universidade Federal de Roraima

    Luciano Camargo é bacharel em música com habilitação em Regência pela Universidade de São Paulo (1998), mestre (2012) e doutor (2017) em música pela mesma instituição. Atua na área de música como regente de orquestra e coral, com ênfase no repertório vocal-sinfônico e operístico. Foi diretor de música sacra do Kantorei St. Peter und Paul (Freiburg im Breisgau - Alemanha) e Diretor Artístico da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo. Atualmente é professor de regência no Curso de Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Referências

DUNSBY, Jonathan. WHITTALL, Arnold. Análise musical na teoria e na prática. Trad. de Norton Dudeque. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

FERNANDES, Ângelo José. O regente e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, 2009.

IRVING, John. Performing Topics in Mozart’s Chamber Music with Piano. In: MIRKA, Danuta (org.). The Oxford Handbook of Topic Theory. New York: Oxford University Press, 2014 (p. 539-550).

LAKSCHEVITZ, Eduardo (org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Música Coral, 2006.

RATNER, Leonard. Classic music: Expression, Form, and Style. Schirmer: New York, 1980.

SANDT, Johann van der. Choral Conducting – History and Didactics. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 2016.

SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Selected Writings. Los Angeles: University of California Press, 1984.

WATSON, Carolyn. Gesture as Communication: The Art of Carlos Kleiber. Doctoral Thesis. Conservatorium of Music – University of Sydney. Sydney, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/12015693/GESTURE_AS_COMMUNICATION_THE_ART_OF_CARLOS_KLEIBER

ZANDER, Oscar. Regência coral. 6. ed. Porto Alegre: Movimento, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

O Regente como intérprete: aspectos relevantes da relação regente-obra. (2020). Revista Música, 20(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173758