Ensino de Inglês para crianças nas séries iniciais do ensino público à luz dos multiletramentos

Autores

  • Christiane Batinga Agra Instituto Federal de Alagoas / Universidade Federal de Alagoas
  • Sergio Ifa Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-2

Palavras-chave:

Ensino de inglês para crianças, Multiletramentos, Criticidade

Resumo

O presente artigo é fruto de um estudo que teve como objetivo compreender uma experiência de introdução do componente curricular língua inglesa em uma turma do Ensino Fundamental I de uma escola pública da periferia de Maceió, em Alagoas. O aporte teórico foi baseado na visão de língua de Bakhtin/Volochinov ([1929]/2010), que a considera um fenômeno social que só se materializa na presença do outro, e nas discussões sobre multiletramentos de Rojo (2012) e Monte Mór (2015), que consideram a multiplicidade de semioses e a multiplicidade de culturas envolvidas em nossos contextos de uso da língua. Metodologicamente, a pesquisa, inserida no paradigma qualitativo, é um estudo de caso (LUDKE; ANDRE, 1986). Os dados foram coletados por meio de planos de aulas, relatos de aula e atividades produzidas pelos alunos. Após a interpretação dos dados, percebemos a importância da inclusão do ensino de inglês nas séries iniciais do ensino público uma vez que a problematização e a reflexão sobre os temas trabalhados em sala propiciaram, aos alunos, o desenvolvimento linguístico e uma compreensão expandida do mundo, pois conseguiram ir além das visões homogeneizadoras e centralizadoras apresentadas inicialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Batinga Agra, Instituto Federal de Alagoas / Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Letras e Linguística (PPGLL/UFAL).  Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Curso de Letras do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió.

Downloads

Publicado

2018-07-02

Como Citar

BATINGA AGRA, C.; IFA, S. Ensino de Inglês para crianças nas séries iniciais do ensino público à luz dos multiletramentos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 34, n. 1, p. 28–47, 2018. DOI: 10.14393/LL63-v34n1a2018-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/39036. Acesso em: 27 abr. 2024.