Acessibilidade / Reportar erro

Brasil 1990: caminhos alternativos do desenvolvimento

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Denice Bárbara Catam

Brasil 1990 - caminhos alternativos do desenvolvimento.

Por Rattner, Henrique, org. São Paulo, Brasiliense, 1979. 233 p.

Brasil 1990 é uma coletânea de ensaios organizada pelo Prof. Henrique Rattner com o objetivo de apresentar um balanço das questões mais prementes que o País tem possibilidade de enfrentar nos próximos anos. Entretanto, não se trata simplesmente de um inventário dos problemas a serem enfrentados, mas sim de uma tentativa de trazer à baila os desafios que tendem a surgir no cenário da vida econômica, política e social brasileira.

Um fundo cinzento representando um corpo apertado por um cinto preto cuja fivela está abotoada em seu último furo é o que está fotografado na capa do livro - capa tão interessante, quão pouco sugestiva de épocas promissoras - e esta representação é confirmada pelas análises e prognósticos dos autores cujos trabalhos compõem a obra. Esta contém 10 ensaios elaborados por 11 autores, dos quais apenas três serão aqui brevemente descritos: Alternativas do futuro brasileiro, de Paul I. Singer; Preservar o meio ambiente, de Pierre J. Erlich; e Ciência e tecnologia, de Henriquete Rattner. As análises desses autores apresentam farto material que permite evidenciar a veracidade do que se afirma como objetivo do livro.

O artigo de Paul I. Singer - Alternativas do futuro brasileiro traz em sua introdução a justificativa para um trabalho de especulação acerca do futuro do País. "Qualquer grupo ou organização política, que pretenda intervir de forma significativa na vida da nação, precisa ter uma idéia do que poderá vir a acontecer tanto em virtude de sua própria ação como em conseqüência das atitudes e posições assumidas pelas demais forças políticas" (p. 15). O autor procura ao longo de seu artigo examinar o que denomina "três cenários alternativos do futuro brasileiro", ou seja, três possibilidades diversas de organização da estrutura do poder, sistema de dominação, relações entre as classes sociais, repartição de renda, desenvolvimento regional e urbano, etc. Mostra-nos assim, em primeiro lugar, as possíveis conseqüên cias da continuação do esquema militar-tecnocrático com a permanência no poder das mesmas forças que atuaram nos últimos anos. A seguir, examina, um cenário no qual predominam as forças da atual oposição que luta por um desenvolvimento capitalista em moldes democráticos e nacionalistas. E a terceira possibilidade é descrita em torno da eventual extensão da democracia participatóría a todos os quadrantes da vida social - possibilidade por ele denominada socialista - concretizável, caso as forças que se opõem ao capitalismo, em nome dos interesses históricos da classe trabalhadora, alcancem o poder e possam nele realizar seu programa.

Integrando o panorama no qual surgem preocupações cada vez mais intensas com a deterioração das condições de vida, o trabalho de Pierre J. Erlich - Preservar o meio-ambiente - chama a atenção para a maneira segundo a qual o problema tem sido encarado entre nós. "Se não tomamos medidas para proteger o meio ambiente, não é por incompetência - é por convicção... A problemática nacional, em termos prioritários, foi definida como a de acumulação de capital para o aumento da capacidade produtiva e a criação de empregos; outras facetas só entram em consideração em instâncias posteriores" (p. 163). Examinando a questão sob este ângulo, o autor distingue em sua análise a problemática peculiar às áreas rurais, aos centros urbanos e regiões fronteiriças. Sua exposição prossegue pela análise das diversas peculiaridades do tema e termina por enumerar sugestões úteis dirigidas a setores como governo, escola e empresários, no sentido de caminhar para a solução das dificuldades relativas à deterioração do meio-ambiente.

O artigo de Henrique Rattner contém, sob o título Ciência e tecnologia, uma análise das relações entre a política científicotecnológica e educacional e os projetos de desenvolvimento nacional. O autor ressalta que, sem constituir panaceia para todos os problemas do País, ainda assim as pesquisas científicas e tecnológicas podem, se convenientemente aplicadas, vir a contribuir em muito para a solução das nossas principais dificuldades. Lembra, entretanto, a necessidade de se vincular a discussão da política científicotecnológica ao projeto social como um todo' "Fm outras palavras, deve se indagar, primeiramente 'Ciência e tecnologia para quem, e para quê?' (Que tipo de bens e serviços devem ser produzidos e quais as áreas prioritárias para as quais recursos financeiros e humanos devem ser dirigidos preferencialmente)" (p. 208).

Revelando sérias inquietações acerca dos rumos que c utilização da ciência e tecnologia tomará no Brasil nos próximos 10 anos, o autor menciona as dificuldades relativas ao nosso ensino, cada dia mais ineficiente na formação do espírito crítico e inventivo, e busca analisar os reais entraves ao desenvolvimento de uma política científicotecnológicas mais produtivas.

Além desses três trabalhos rapidamente descritos, o livro traz significativas contribuições de estudiosos como Milton Santos, Bolívar Lamounier, Maurício Tragtemberg, Leôncio Martins Rodrigues, Hélio Jaguaribe, José Goldemberg, Adroaldo M. da Silva e Silvia Maria Scher. Endossando as palavras do organizador da coletânea, vale lembrar que "a premissa fundamental presente nos trabalhos encarece a necessidade inadiável de se construir, no Brasil, uma sociedade aberta e pluralista, que possa proporcionar oportunidades de educação, emprego e condições de vida decentes a todos os seus membros" (p. 14). Trata-se, portanto, de leitura recomendável aos que se interessam pelos problemas típicos do País nos dias de hoje e que irão influenciar a vida de todos nos próximos anos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Set 1980
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br