Acessibilidade / Reportar erro

Toxoplasmose: Soroprevalência em Puérperas Atendidas pelo SUS em Cuiabá, Mato Grosso

Resumo de Tese

Toxoplasmose: Soroprevalência em Puérperas Atendidas pelo SUS em Cuiabá, Mato Grosso

Autor: Paulo Roberto Dutra Leão

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Freitas de Medeiros

Co-orientador: Prof. Dr. José Meirelles Filho

Dissertação de Mestrado apresentada ao curso de pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, em 27 de julho de 2001, para obtenção do título de mestre em Saúde e Ambiente.

A toxoplasmose é uma doença parasitária, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, geralmente benigna, exceto na infecção fetal, transmitida verticalmente pela gestante, quando pode cursar como uma doença devastadora para o concepto. O risco de adquirir a doença durante a gestação está correlacionado à sua prevalência na população, que é muito variável nas diferentes regiões do mundo (10 a 80%). O objetivo deste estudo foi estabelecer a taxa de soroprevalência contra Toxoplasma gondii em puérperas atendidas pelo SUS, em duas maternidades de Cuiabá, correlacionando os resultados com a exposição a fatores de risco geralmente associados a esta doença. Trata-se de um estudo de corte transversal, incluindo 205 pacientes com idade entre 14 e 43 anos, em puerpério imediato, atendidas nestes hospitais durante dois meses. As pacientes foram entrevistadas e submetidas a coleta de amostras de sangue para dosagem de imunoglobulina G contra toxoplasma, através de um método imunoenzimático (MEIA). A idade média das pacientes foi de 22,4 anos e a maioria estava entre a primeira e segunda gestações. A soropositividade para toxoplasma foi detectada em 165 (70,7%) das 205 pacientes estudadas. Esta prevalência é concordante com muitos estudos nacionais e de países em desenvolvimento. Analisando-se os fatores de risco para a contaminação pelo toxoplasma, encontrou-se associação, estatisticamente significativa, com o convívio com gato (p=0,001) e manipulação e/ou ingestão de carne crua (p=0,04). Não se identificou associação com a idade das pacientes, história de abortamentos anteriores e manuseio do solo. A grande maioria das pacientes (78,1%) desconhecia a existência da toxoplasmose.

Palavras-chave: Toxoplasmose. Infecções na gravidez. Soroprevalência.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Set 2001
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br