Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Prezados leitores e sócios da ABPEE, o presente número abre o volume 15, de 2009, da Revista Brasileira de Educação Especial, que conta com apoio do CNPq para sua publicação.

A partir deste volume a Revista passa a incorporar a nova ortografia da língua portuguesa.

O número 1 apresenta 10 artigos, compostos por dois ensaios e oito relatos de pesquisa.

A seção ensaios, composta por dois manuscritos, discute os conceitos e modelos de diagnóstico de alunos com altas habilidades e a educação superior bilíngüe para surdos. Nesta seção, confirma-se a publicação de autores estrangeiros, sendo que o primeiro texto foi escrito por autora da Universidade de Madeira, Portugal.

Para engrossar a discussão sobre surdez, a revista traz outros três relatos de pesquisa: 1) Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis; 2) Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades e 3) Análise da flexão verbal de tempo na escrita de surdos sinalizadores.

Para ampliar a discussão sobre altas habilidades, a revista também apresenta o texto "Um Estudo comparativo sobre superdotação com família em situação socioeconômica desfavorecida".

Outros temas também são discutidos na revista e poderão ser apreciados pelos leitores:

1) Evoluções motoras e linguísticas de bebês com atraso de desenvolvimento na perspectiva de mães;

2) Avaliação de políticas públicas: a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino fundamental das cidades-pólo do Estado de São Paulo;

3) O cuidar do aluno com deficiência física na educação infantil sob a ótica das professoras;

4) Caracterização dos professores itinerantes, suas ações na área de tecnologia assistiva e seu papel como agente de inclusão escolar.

A última seção da revista apresenta resenha de dois livros: 1) Acessibilidade e inclusão social. De autoria de Edicléa Mascarenhas Fernandes e Hélio Ferreira Horrico. Rio de Janeiro: Deescubra, 2008, e 2) Ensino de física e deficiência visual: dez anos de investigações no Brasil. De autoria de Eder P. de CAMARGO. São Paulo: Plêiade, 2008.

Comitê Editorial deste número

Eduardo José Manzini

Maria Amélia Almeida

Soraia Napoleão Freitas

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Maria Cristina Marquezine

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2009
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com