A HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL E EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Jorge Eremites de Oliveira UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.31745

Palavras-chave:

Etno-história, História Indígena, Historiografia Brasileira.

Resumo

Neste artigo o autor analisa a história indígena no contexto da historiografia produzida no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul. Apresenta o surgimento e o desenvolvimento desta tendência historiográfica a partir da década de 1990 e suas principais características no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Também apresenta discussões teórico-metodológicas sobre a etno-história e suas possibilidades de aplicação para o conhecimento da história dos povos indígenas na América do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Eremites de Oliveira, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

O pesquisador é licenciado em História pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991); mestre e doutor em História, na área de concentração em Arqueologia, pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995, 2002). Realizou estágio de pós-doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Foi editor e vice-presidente da SAB - Sociedade de Arqueologia Brasileira, respectivamente nas gestões 1999-2001 e 2005-2007. Atualmente é professor da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde está vinculado à Faculdade de Ciências Humanas. Nesta instituição de ensino superior faz parte do corpo docente permanente do curso de graduação em Ciências Sociais e dos programas de pós-graduação em História e Antropologia, sendo o coordenador deste último. Na mesma universidade ainda coordena o ETNOLAB - Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. Também é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e possui experiência nos campos de Arqueologia, Antropologia Sociocultural e História, com ênfase em Etnoarqueologia, Etnologia Indígena e Etno-história. Tem ainda experiências na produção de laudos administrativos e judiciais sobre terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas e quilombolas. Atua principalmente em Mato Grosso do Sul e na região do Pantanal, e realizou estudos junto a comunidades Guarani (Ñandeva), Guató, Kaiowa, Katitaurlu (Nambikwara) e Terena, bem como em uma comunidade multiétnica constituída por famílias Fulni-Ô, Kariri Xocó e Tuxá.

Downloads

Publicado

2012-12-29

Como Citar

DE OLIVEIRA, J. E. A HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL E EM MATO GROSSO DO SUL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 178, 2012. DOI: 10.22456/1982-6524.31745. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/31745. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS