Primeiros registros de Climacia (Neuroptera: Sisyridae) para o estado de Roraima, Brasil

Autores

  • Emely Trajano de Menezes Universidade Federal de Roraima/UFRR
  • Ismael Barreto de Oliveira Universidade Federal de Roraima/UFRR
  • Rafael Boldrini Universidade Federal de Roraima/UFRR
  • Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini Universidade Federal de Roraima/UFRR

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v12i01.660

Palavras-chave:

Neotropical, Sisyridae, Taxonomia, Entomofauna, Biodiversidade

Resumo

A família Sisyridae é a única exclusivamente aquática da ordem Neuroptera no Brasil. Este trabalho apresenta os primeiros registros de espécies do gênero
Climacia McLachlan para o estado de Roraima. Os espécimes adultos foram coletados utilizando armadilhas do tipo lençol iluminado e Pennsylvania. Em seguida, os espécimes foram fixados em etanol 80% e transportados ao Laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde ocorreu triagem e identificação utilizando estereomicroscópio. No estado de Roraima havia apenas o registro de Sisyra. Como resultados neste trabalho, encontraram-se quatro  espécies para o gênero Climacia (C. basalis Banks, C. nota Parfin & Gurney, C. punctulata Flint e C. townesi Parfin & Gurney), que constituem, portanto, os primeiros registros para o estado de Roraima. Além disso, a espécie C. basalis tem seu primeiro registro para a região Norte do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

18/07/2018

Como Citar

Primeiros registros de Climacia (Neuroptera: Sisyridae) para o estado de Roraima, Brasil. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 12, n. 01, p. 11–16, 2018. DOI: 10.24979/bolmirr.v12i01.660. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/660.. Acesso em: 30 abr. 2024.