Interpretando Antares – um laboratório das relações político-sociais à brasileira

Interpreting Antares – a laboratory of Brazilian political-social relations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v28n3-2

Resumo

Incidente em Antares, livro de Érico Veríssimo, divide-se em duas partes. A primeira, Antares, refere-se ao processo histórico de formação das relações político-sociais neste imaginário município do interior gaúcho. Já na parte do Incidente o autor remexe no submundo da vida privada brasileira. Em ambas, porém, adentra-se nos meandros tanto de um aparato público-institucional extremamente corrompido e decomposto como no interior daquela que seria a primeira instituição nacional, a família. Partindo da ideia de que, pensada historicamente, Antares pode ser lida como um laboratório social das relações político-sociais à brasileira, o artigo toma como objeto a primeira parte do livro para, através dos eventos e fatos apresentados, estabelecer um diálogo reflexivo com outros intérpretes do pensamento social brasileiro. Para tanto, visando preservar a coerência e ambiência históricas que inspiraram seu idealizador, a quase totalidade dos autores aqui selecionados ou escreveram antes da publicação do livro de Veríssimo, ou são seus contemporâneos.
Palavras-chave: interpretações de Brasil; pensamento social brasileiro; Incidente em Antares; mandonismo; coronelismo.


Como citar
GERHARDT, Cleyton. Interpretando Antares – um laboratório das relações político-sociais à brasileira. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 508-549, out. 2020. DOI: https://www.doi.org/10.36920/esa-v28n3-2.

Recebido em 18 de julho de 2020.  Aceito em 31 de agosto de 2020.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleyton Gerhardt, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Professor Adjunto e pesquisador no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ). Doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).
    cleytonger@hotmail.com
    https://orcid.org/0000-0001-7493-2458
    http://lattes.cnpq.br/0021566933081538

Downloads

Publicado

01-10-2020

Edição

Seção

Seção Temática "Agronegócio, Infraestrutura Logística e Dinâmicas Fundiárias na Amazônia"