Criminalidades, Direito e Justiça no Mundo Ibérico

José Subtil, Cláudia C. Azeredo Atallah e Maria Sarita Mota (edição)

book-cover
LER

Versão impressa

Resumo

Quais as relações de reciprocidade entre a criminalidade e a ordem social? Como é que a legislação penal contribuiu para o controle da ordem e a cidadania? Quais as formas encontradas pelo poder para vigiar as diversidades identitárias que emergiram com a afirmação do capitalismo? Como identificar os limites e as insuficiências do direito e das organizações judiciárias para imporem a segurança? E quais as fontes arquivísticas mais adequadas para suportarem e apoiarem estas investigações? Para responder a essas questões, este livro reúne diversos especialistas com interesse comum em compreender a criminalidade nos espaços transfronteiriços do mundo ibérico contemporâneo. Pretende-se contribuir para os estudos sobre a administração da justiça, a história do direito e a história da legislação penal.



Como citar esta publicação:

Subtil, J.; Azeredo Atallah, C. C.; Mota, M. S. (edição) (2023) Criminalidades, Direito e Justiça no Mundo Ibérico, Buenos Aires. URL:
https://www.teseopress.com/criminalidadesdireitoejusticanomundoiberico

Sobre os editores

José Subtil é Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa, um dos seus primeiros docentes (1988) depois da fundação (1986). É membro integrado do CEDIS, Centro de I+D+i Direito e Sociedade da New School of Law e membro associado do OBSERVARE, Relações Internacionais da UAL. Foi diretor de Departamento, presidente do Conselho Científico, coordenador de vários projetos e atualmente é assessor do Conselho de Administração.
Cláudia C. Azeredo Atallah é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense.
Maria Sarita Mota é Investigadora integrada do CIES-Iscte-Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Instituto Universitário de Lisboa. Colabora regularmente no Mestrado em Estudos Brasileiros da Universidade de Lisboa e como professora convidada em universidades brasileiras. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Índice